Cirurgia de Varizes – Operação de Varizes – Cirurgia de Varizes nas Pernas

Em nosso Consultório realizamos apenas Tratamento de Microvarizes com Escleroterapia ou LASER. Nós não tratamos Varizes. Quando o paciente tem Varizes nós indicamos um Cirurgião Vascular para realizar o Tratamento adequado.

Cirurgia Convencional de Varizes

A cirurgia de varizes consiste na retirada de varizes de maior tamanho, em mais quantidade ou em maior extensão do que aquelas que são retiradas nas Cirurgias de Microvarizes.

Pode ser necessária a retirada das veias safenas magnas ou parvas, mas não necessariamente isto será obrigatório. Às vezes existem varizes muito grandes mas as veias safenas são normais. Outras vezes as veias safenas foram retiradas e novas varizes surgiram. Pode ser necessário também fazer ligadura de veias perfurantes insuficientes.

Desta forma a cirurgia de varizes é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia por anestesia peri-dural ou raquianestesia. Entretanto, na maioria das vezes, a internação é ao estilo hospital-dia; a paciente interna pela manhã, é operada e tem alta hospitalar à noite. Em algumas situações pode ser necessária internação por 24 horas.

Pode ser necessário fazer incisões com bisturi, mas a grande maioria das incisões é feita com agulha de injeção, e a retirada das varizes é ainda assim realizada com agulha de crochê. Várias incisões são necessárias para retirar as veias, na dependência da extensão das varizes.

Quando a retirada da safena é necessária, é realizada uma incisão de aproximadamente 3 cm na região inguinal (virilha), na linha do biquini, por onde é realizado o principal tempo da retirada da safena (a ligadura da junção safeno-femoral). Esta incisão é fechada com pontos internos intradérmicos que não precisam ser retirados e que promovem excelente cicatrização, quase desaparecendo com o tempo.

Após o procedimento, nas incisões são feitos curativos com micropore nas incisões maiores e o membro é enfaixado cm uma malha tubular vaselinada.

O repouso é mínimo, sem necessidade de imobilização, e pode variar de 1 semana a 15 dias (dependendo da quantidade de varizes, necessidade de retirada da safena e extensão do procedimento).