Manchas Brancas na Pele

No Inverno para seu Conforto você é Atendido em Salas Climatizadas com Manta Térmica Vibratóriaou Lençol Térmico nas Macas!!!!

Pitiriase Versicolor (“Pano Branco”)

Também vulgarmente conhecida como “micose de praia”, essa doença é causada por um fungo (por isso é chamada de micose) que habita a pele de muitas pessoas, fixando-se principalmente em áreas onde ocorra grande sudorese (muito suor) ou em áreas mais oleosas como a face e a porção superior do tronco. O fungo invade a pele e produz as manchas típicas, pois impede os melanócitos (células responsáveis pela cor da pele) de desempenharem a sua função normal. Em alguns casos se desenvolve tão lentamente, que pode levar meses até que seja notada. A infecção é bastante comum, especialmente em adultos jovens.

O tratamento pode ser tópico para os casos não muito extensos, ou oral quando a região da pele acometida é mais extensa. O tópico baseia-se na utilização de cremes ou xampus que devem ser aplicados diretamente nas manchas, durante algumas semanas. E o tratamento oral consiste na ingestão, geralmente por 5 dias, de um medicamento antifúngico.
Apos o tratamento, pode persistir uma hipopigmentação residual (a pele continuar clara) e essa durar alguns meses. A repigmentação pode ser estimulada pela exposição solar.

Leucodermia Solar

Lesão causada pela ação acumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida, provocando alterações nos melanócitos (células da pele responsáveis pela pigmentação).

Manifestações clínicas

A leucodermia gutata caracteriza-se por manchas brancas, pequenas, de 1 a 5 mm de tamanho, arredondadas ou poligonais, que atingem os braços e as pernas nas áreas de exposição ao sol.

Tratamento

Consiste no uso de fotoprotetores sempre que se expor a pele ao sol, de modo a evitar mais dano solar à pele e o surgimento de novas lesões.

As lesões podem ser tratadas com o uso da criocirurgia com nitrogênio líquido e dermoabrasão, tratamentos realizados pelo médico dermatologista.

Existem diversas outras causas de manchas brancas no corpo que fogem ao objetivo do site e devem ser tratados pelo seu Dermatologista.