Pós Operatório de Prótese de Mama / Silicone


Para um melhor resultado da sua cirurgia de Prótese de Mama é importante realizar um bom Pós Operatório.

No pós operatório imediato as Mamas (os Seios) ficam bastante inchados. Após a Liberação do Seu Cirurgião Plástico é possível fazer Drenagem Linfática para diminuir o edema (inchaço) das mamas.

Também é importante cuidar bem da cicatriz para que não haja aderências e fibroses.

Sair desfilando por aí esbanjando um seio sensual e marcante com certeza é o desejo de toda mulher. Poder então colocar uma roupa que valorize os seios e passear tranqüila sabendo que está arrasando, é um sonho feminino.

Os motivos que levam as mulheres a recorrerem para uma cirurgia de aumento das mamas geralmente são a hipomastia, ou seja, mulheres que apresentam seios pequenos ou que diminuíram após amamentação ou perda severa de peso. A prótese também pode ser usada com sucesso para corrigir pequenas quedas ou para flacidez mamária.

Na cirurgia o tecido mamário é deslocado do músculo peitoral, e é criado um espaço abaixo ou acima do músculo peitoral, onde é colocada a prótese de silicone.

Existem três técnicas cirúrgicas para a inclusão mamária:


Via Periareolar: a cicatriz fica em torno da metade inferior da aréola. Há limitações para inclusão da prótese de acordo com o tamanho da aréola da paciente.

Via Axilar: a cicatriz é quase invisível, sendo feita nos sulcos axilares e a prótese é colocada, via de regra, debaixo do músculo peitoral.

Via Inframamária: é aplicável em todos os casos e a cicatriz fica “escondida” no sulco da mama.

Há vários tipos de implantes utilizados, mas o mais comum é a prótese de silicone micro texturizada, contendo em seu interior silicone em gel altamente coesivo.Quanto à forma, tipo e tamanho do implante de silicone existem diversos, e você discutirá com o seu médico qual é o melhor para o seu corpo e que satisfaça seus desejos.

Todas as técnicas cirúrgicas são feitas para que a paciente possa amamentar, caso engravide após a cirurgia. A presença da prótese mamária não causa incovenientes à investigação de diagnósticos de doenças da mama realizada por meio de exames físicos (palpação), de ultrassonografia e de mamografia.

RESULTADOS:
Antigamente recomendava-se a troca das próteses a cada 10 a 15 anos. Hoje, como o material da prótese é mais moderna, não há um período específico para a troca. Mas, exames como ultrassonografia e mamografia, que são indicados para o acompanhamento e avaliação médica, devem ser anuais.

ROTINA PÓS –OPERATÓRIO:

  • Mantenha repouso relativo no leito, evitando esforços.
  • Mantenha a cabeceira elevada a 45 graus ou com dois travesseiros grandes.
  • Continue com a medicação sem interrupções após a cirurgia.
  • Comunique qualquer anormalidade ou dúvida.
  • Usar sutiã nas 24 horas do dia durante 10 dias. Após este período usar top de ginástica por 20 dias.
  • Evite movimentos que levantem os braços além da altura do ombro.
  • Evite passar os braços além da linha das costas.
  • Não retirar as fitas de Micropore modeladoras.
  • Não dormir de bruços ou sobre a mama durante este período.
  • Não pegar sol durante 30 dias.
  • Não carregar peso por 30 dias.
  • Atividades domésticas: não lavar louça, mover móveis, passar vassoura ou qualquer faxina de casa por 15 dias.
  • Não ir na academia ou fazer qualquer tipo de malhação a princípio por 30 dias.
  • Não dirigir por 10 dias.
  • Fazer drenagem linfática no pós operatório iniciando após 3 dias da cirurgia
  • Retorno ao trabalho com 05 a 07 dias.

USO DE PROTETOR SOLAR:

Após 30 dias da cirurgia é possível pegar Sol com o cuidado de passar FPS 30 nas cicatrizes embaixo do biquíni, por um período de pelo menos 6 meses.

BANHO CORPORAL TOTAL:
Primeiro banho após 24hs da cirurgia. Tomar banho sempre antes de fazer o curativo.

CURATIVOS E CUIDADOS DAS CICATRIZES:
Em 24 horas retirar só as gazes deixando a fita de micropore que se encontra em contato direto com a ferida. Após o banho secar bem as fitas de micropore com toalha limpa e secador de cabelo (ar frio). Logo depois passar álcool e colocar novamente gazes e micropore no local da cicatriz . Este tipo de curativo deve ser feito até a retirada de todos os pontos (varia entre 7 a 10 dias).
A cirurgia de prótese de mama transforma os seios em verdadeiras obras primas, além de deixá-los mais firmes e graciosos.