Plataforma Vibratoria

Plataforma Vibratória

O conceito científico de plataforma vibratória é mais antigo do que se imagina. Ele foi desenvolvido há 25 anos na antiga União Soviética e era utilizado para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com apenas 10 minutos de uso por dia, os astronautas conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, bem mais do que os astronautas americanos, que não utilizavam o equipamento e permaneciam apenas 120 dias, quando tinham que retornar por graves problemas musculares e ósseos.

Alguns anos após, a técnica começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após as atividades físicas.

O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, que geram uma resposta imediata e sem sobrecargas. Utilizando o aparelho em diferentes posições, é possível tonificar áreas específicas do corpo, queimando gordura corporal.

Uma das vantagens mais importantes da plataforma vibratória é que ela evita movimentos bruscos, o que geralmente causa traumas em atividades físicas com outros aparelhos ou em academias.

Benefícios gerais

* Melhora tônus muscular
* Reduz gordura visceral e subcutânea
* Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo
* Fortalece as articulações
* Aumenta densidade óssea
* Aumenta força muscular
* Estimula o funcionamento do intestino
* Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal

O equipamento pode também ser utilizado para o tratamento de osteoporose, artrose, esclerose múltipla, reumatismo e lesões por esforço repetitivo.

Além de ajudar na fisioterapia, a plataforma vibratória também trás inúmeros benefícios estéticos. A tonificação muscular estimula todas as funções químicas dos músculos sem produção excessiva de ácido lático. As ativações da circulação periférica combinada com os efeitos de secreção de somatotropina pela adeno hipófise levam a eliminação de depósitos de gordura e a conseqüente oxigenação dos tecidos, reduzindo as celulites. Graças ao efeito de eliminação de fluídos que se dá nas freqüências baixas, a pele também obtém um contorno melhor.

Mas cuidado, pois o equipamento não pode ser utilizado por pessoas nas seguintes situações:

* Crianças menores de 8 anos
* Portadores de marca passo
* Mulheres grávidas
* Mulheres com DIU recentemente implantado
* Portadores de tumores
* Epiléticos
* Portadores de hérnia de disco grave
* Pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas
* Pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa
* Portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos