Reeducacao Postural Global Rpg

Reeducação Postural Global (RPG)

O que é R.P.G?
A Reeducação Postural Global é uma técnica de fisioterapia que tem como princípio tratar o indivíduo de maneira global e personalizada, trabalhando o equilíbrio muscular e a simetria corporal. Busca-se através da propriocepção uma mudança de imagem corporal.

A técnica não visa apenas a atender pacientes com dor, mas também àqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia em seu corpo. Tem como princípio à individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente) e a causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma).

Muitas vezes a origem do problema não é no local onde sentimos dor.

Origem

Foi criado na França, em 1980, pelo fisioterapeuta Philippe Souchard a partir das teorias da terapeuta corporal François Meziéres que estudava o corpo humano através de cadeias musculares desde a década de 40.

A Técnica

A RPG inicia com uma avaliação global, onde se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito através de posturas ativas, ou seja, o fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade). Busca-se a melhora da postura através da mudança da imagem corporal.

A diferença entre um tratamento clássico e o método de R.P.G é que este vai identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento enfermo pertence e, a partir daí, tratar as causas e as conseqüências do problema.

A Reeducação Postural Global (RPG) vem ganhando muito espaço nas clínicas de estética, pois, muitas vezes, alterações estéticas como um abdomem protuso ou aumento nos flancos podem ser devidos a deformidades no corpo, passíveis de correção com RPG.

Além disso, a Reeducação Postural Global (RPG) tem sido muito utilizada no pós – operatórios tardio de lipoaspiração, prótese de mama e abdominoplastia para alinhamento postural, ganho de mobilidade e de propriocepção corporal.

O tratamento é realizado de 1 a 2x por semana conforme a avaliação, com durabilidade de aproximadamente 1 hora.

– Dores na coluna vertebral;
– Desvios posturais (escoliose, cifose, lordose, etc.).
– Hérnia de disco;
– Dores musculares agudas e crônicas;
– Doenças ocupacionais (LER, bursite, tendinite, etc);
– Cefaléia (dor de cabeça);